Transformação de humanos em zumbis é possível!

Ao menos na teoria.

Um professor da Universidade de Harvard escreveu um livro que explica como seria possível a transformação de humanos em zumbis com a ajuda de uma proteína.

Uma das diversões em se assistir a histórias sobre zumbis está exatamente no absurdo da situação: você nunca verá pessoas apodrecendo e passeando pela cidade quando sai às rua para alguma tarefa, certo?


Pois comece a se preocupar. Aparentemente, a transformação de humanos em zumbis é possível. Steven C. Schlozman, um professor assistente de psiquiatria da Universidade de Harvard, escreveu um livro intitulado The Zombie Autopsies (As autópsias zumbi) em que cria uma série de contos ficcionais sobre o assunto.

De acordo com Schlozman, em entrevista para a PopSci, apesar de zumbis possuírem algumas funções motoras intactas – como andar e usar os dentes para rasgar a pele de outros seres humanos – o lóbulo frontal, responsável pela moral, planejamento e inibição de ações impulsivas, não existe. Já o cerebelo, capaz de controlar a coordenação, ainda está lá, porém de forma dormente.

Portanto, "pode-se especular um culpado para este tipo de deterioração específica do cérebro", afirma Schlozman. Uma simples proteína. De acordo com o psiquiatra, uma proteína específica chamada príon modifica outras proteínas, e é impossível reverter tal processo.

A príon foi descoberta nos anos 50 e é responsável pela doença da Vaca Louca, pois se aloja na cabeça e cria estragos semelhantes a um tiro no cérebro. A príon poderia, então, se alojar no cérebro e produzir um estrago semelhante ao que existe nas histórias ficcionais mais fatalistas sobre zumbis, destruindo um cérebro de cada vez. Claro, seria necessário programar a proteína para atingir o cerebelo e o lóbulo frontal, algo que não seria simples.

Apesar da própria inserção da proteína em um vírus ser improvável, Fishman também comenta a necessidade de parar o príon, para que a putrefação não seja completa, apenas direcionada. A ideia do médico é utilizar bicarbonato de sódio para induzir a alcalose metabólica, aumentando o pH do corpo e diminuindo a proliferação da proteína zumbi no corpo.

A tira original, Bizarro de Dan Piraro, falava do Facebook, mas o tradutor ainda não se atualizou.

E você? Já está se preparando para o dia Z?

0 mordidas:

Postar um comentário