O Lendário Caderno!

'Tarde, infectados!

Estou com essa idéia há algum tempo, mas a preguiça não deixava. Decidi mandar essa cretina pra pu%$#@%&% e botar a mão na massa. Passarei a atualizar o blog de TM semanalmente (assim espero). Ainda há muitos leitores das antigas acompanhando as poucas notícias sobre o livro, porém alguns se perderam no caminho. Pudera! Eu não posto uma nota sequer! Vou tentar corrigir tal erro a fim de trazê-los de volta, e infectar mais pessoas. Afinal, a infecção vai longe!

Quero trazer alguns posts do Terra Morta Extras e excluir aquele blog. Quase ninguém vai lá; o foco é aqui! Um dos posts com maior número de acessos foi o que eu expliquei como era o "lendário caderno", onde tenho anotações de quando comecei a escrever TM e otras cositas mais. Alguns infectados pediram fotos dos desenhos que mencionei, então esta atualização traz as benditas fotos. A qualidade não está das melhores não por culpa da câmera (meu celular!), mas pelo estado do caderno. Quase desmanchou quando o tirei da mala enfiada no fundo do guarda-roupa. E não são aqueeeles desenhos, mas dão pro gasto!

Enjoy!


Post originalmente publicado em 18/12/2009 no blog http://terra-morta-extras.blogspot.com/


Admito que o Capítulo 20 demorou - e muito! - pra sair. Peço desculpas por consideração aos leitores que me acompanham tão fielmente, alguns desde o começo. Desde agosto de 2008. Faz bastante tempo. Não demorou porque eu quis, podem ter certeza, mas farei o máximo para evitar que isso não se repita. Não vou prometer, mas vou tentar postar um capítulo por mês, no mínimo.

Desculpas formalizadas, faço desta oportunidade uma chance da maioria de vocês "conhecer" o tal Caderno Lendário. Desde que mencionei que o capítulo 20 estava no caderno, o mesmo foi citado inúmeras vezes. É óbvio que não escrevi tudo aquilo que está no blog de TM, palavra por palavra.

Quando escrevo um capítulo, já tenho um "molde", um rascunho nesse caderno - bem surrado, diga-se de passagem. Vou descrever-lhes o dito cujo:




É um caderno grosso, de arame, 180 folhas, com três fotos de monumentos conhecidos do Brasil (acho que os três são de São Paulo): Palácio dos Bandeirantes, Monumento às Bandeiras e Páteo do Colégio. É verde, amarela, azul e branca. Muito nacionalizada pro meu gosto...

Nas páginas iniciais, com as bordas amareladas e amassadas de uma chuva que me pegou de surpresa certa vez, estão os rascunhos dos capítulos 5, de 34 linhas; capítulo 6, 2 páginas; capítulo 8, pouco menos de duas páginas; capítulo 11, mesma quantidade; na parte de cima dessa página está escrito LAGARTZ - Laboratório de Genética Aplicada Rosabela Tzao, que seria o nome original da tão "querida" LAQUARTZ, mas queria sair um pouco daquela mesmice de Genética e etc e mudei pra Quântica, com o apoio intelectual de um amigo jornalista que entende muito do assunto; em seguida, o rascunho do capítulo 12, com pouco menos de 2 páginas também, e riscado em VÁRIAS partes.

O final do capítulo 12 era pra terminar na "base" dos agentes, mas decidi não chegar nesse ponto ainda, e levei-os até o hotel.

Há uma ressalva:

26/09/2008 - 3h00 - 8.519 visitas
28/09/2008 - 9h00 - 9.019 visitas


Na página seguinte há algumas informações sobre alguns personagens que não posso mencionar aqui. São explicações de como tudo começou, como foi parar em Jaboticabal, e quem, na verdade, é uma das personagens. Segredinho!

Adiante, escrevi sobre os quatro personagens que entrariam na história, exatamente assim:

Quatro sobreviventes:
- Grávida: vai dar a luz no momento mais inoportuno. Estava no hospital sob observação quando os ataques começaram. Matou a enfermeira para se defender.
- Traficante: está em fase de recuperação. Foi encurralado em um beco e teve que matar o irmão ou namorada.
- Estudante de intercâmbio: garota russa. Estava no metrô, onde acaba de chegar de viagem.
- Empresário: se aproveita de suas modelos. Estava transando com uma modelo menor de idade quando foram atacados.


Abaixo há desenhos - rabiscos - que fiz de alguns deles, bem mal feitos.

Como podem ver, são coisas que escrevo que acabam não indo pro papel e, no desenrolar da história, as coisas mudam. Minhas ideias mudam.

Na página seguinte tem um desenho que fiz da Britney (Spears). Hehehe!


Nas 15 páginas seguintes há anotações, enigmas, mapas e tudo relacionado a um jogo que mestrei ano passado. Não sou conhecido só como escritor, mas como Mestre de Games Online também. Conhecem "R U Ready to I.T."? Pois deviam conhecer.

Adiante há o rascunho do capítulo quando chegam no hotel: "Uma multidão aparece pelas ruas e o grupo entra correndo no saguão do hotel. Tentam bloquear a porta e janelas, mas é quase impossível. Enquanto bloqueiam, alguns infectados aparecem pelo corredor, e os agentes os derrubam."
Há também o rascunho do capítulo em que Oliver escapa do aeroporto. Tem apenas 19 linhas.

Abaixo há a "Soundtrack de TM". Devido a um BUG, as músicas sumiram, mas assim que for possível, colocarei-as de volta em seus respectivos capítulos.

Algumas que lembro são as seguintes:

♪ Capítulo 4 - Forbbiden Zone (from The Hills Have Eyes Movie Soundtrack)
♪ Capítulo 5 - Nierika
♪ Capítulo 6 - The Spirit
♪ Capítulo 9 - You Don't Know Me ( from album Walls - Apparat)
♪ Capítulo 10 - Journey To The School (from Silent Hill Movie Soundtrack)
♪ Capítulo 12 - Not A Number ( from album Walls - Apparat)
♪ Capítulo 13 - Limelight ( from album Walls - Apparat)
♪ Capítulo 14 - Butterfly Caught (performed by Passive Attack)
♪ Capítulo 15 - Code Red (from 28 Weeks Later Movie Soundtrack)
♪ Capítulo 16 - Jesus Arrasted (from The Passion Of The Christ Movie Soundtrack)
♪ Capítulo 17 - Just Another Day In The Beach (from LOST Series Soundtrack)

Na página seguinte há mais anotações sobre alguns acontecidos em TM, como por exemplo:

- ...

Ops! Acabei de lê-las e não posso escrever aqui. São as respostas para alguns dos enigmas. Posso leiloar. Quem dá mais? Hahaha

Abaixo há uma outra lista bem menor.

- Quem vai morrer (provavelmente), e quando:

E seguem os nomes dos personagens, um risco nos que morrerão e um círculo em UM que pode tanto morrer como viver. Tudo depende de seu comportamento, rs

Duas páginas adiante há uma lista das perguntas que foram deixadas pra trás.

- Como Tiago foi parar naquele freezer?
- O computador de Tiago pede senha. POR QUÊ? (essa não estará no livro)
- Quem são os pais de Oliver?


Entre outras que não podia citar pois não haviam acontecido até a data do post. Uma era a seguinte:

- Victor vai tentar matar ...(alguém). Por quê?

Pois é, gente. Por que, hein?

Adiante, há o rascunho do capítulo 18, que antes era o Capítulo 2x01. Três páginas.

Em seguida, o poema do início do capítulo. "Os dias estão mortos, blá blá blá..."

Na página seguinte, mais uma lista com as revelações atualizadas.

Depois, rascunho do capítulo 19. Cinco páginas.

Na outra, o PROVÁVEL final de Terra MorTa.

Abaixo e na página seguinte fiz alguns desenhos de "Banners Promocionais" de TM: um com Tiago olhando pela fretsa do freezer, com duas costas do lado; Tiago usando um salto de Le Parkour sobre uma multidão de mãos zumbificadas; Tiago dentro do carro e uma pata de leão sobre o teto;
o furgão voando por uma ladeira com a legião de infectados atrás e os prédios de São Paulo ao longe; Yulia saindo do tunel do metrô, com objetos pelo chão, saltando uma placa de NÃO ULTRAPASSE; Tiago sob um carro, Pooh lutando com os infectados e Lizzy no alto de uma árvore; e metade do rosto de Tiago envolta pelas sombras, com veias saltando da pele.

São BEEEM rascunhos mesmo. Olha só:


E finalmente o rascunho do capítulo 20: cinco páginas, onde postei no blog o que equivale há cinquenta linhas de caderno normal. Entendem como funciona agora?

Não há nada por muitas páginas adiante. Tenho mania de escrever nas últimas páginas dos meus cadernos. Quando volto a escrever, tem contatos de imobiliárias, de quando ainda queria vir pra São Paulo, uma lista dos animes que tenho salvos em DVDs; um aviso em vermelho BEM GRANDE que deixei pra minha mãe uma vez: NÃO ME DEIXA DORMIR ATÉ MAIS DE MEIO-DIA! ¬¬
Nas últimas páginas, há a explicação oficial sobre o "vírus", que ocupa três páginas inteiras.

Depois, o rascunho do capítulo "Ela é uma assassina", uma página. Um desenho de Daniela e Tiago na folha a seguir.



E na última, uma lista com atualizações de visitas no blog, de 28 de agosto de 2008 até 10 de janeiro de 2009. Elas aumentaram muito ao longo do ano.

Na contra-capa há logins e senhas que uso.

E é isso!

Próximo EXTRA eu posto o rascunho do capítulo 20 pra vocês terem uma vaga ideia de como funciona (comigo, pelo menos) e como alguams coisas não saem como coloco no papel.

See ya!

6 mordidas:

Taina disse...

Ahhh que lindo *-*
Os desenhos estão lindos, e tu diz que ainda são rascunhos -Qn
Se atualizar toda semana vai ser tão legal.

14 de junho de 2011 às 14:15
Tiago Toy disse...

Tainá, vou tentar atualizar sim. De começo serão os posts do EXTRAS, mas nada impede que tenha conteúdo novo, como a lista de capítulos do 1º livro, ou a capa do livro (quando estiver pronta e eu for autorizado a divulgar) =P

14 de junho de 2011 às 14:20
Fernanda Araújo disse...

Parabéns pelo desenvolvimento do livro.
Não conhecia, mas vc fez um excelente trabalho! ^^
Muito sucesso!

18 de junho de 2011 às 13:29
Unknown disse...

Caramba, voce desenha muito bem =O rsrs. Mas enfim, sorte com o livro!

19 de junho de 2011 às 19:45
Jeliell disse...

Interessantíssimo tudo que vc escreveu. Imagino que deve ser uma loucura escrever sobre um assunto tão 'não real'.

Estou me segurando pra não ler o primeiro capitulo e ansiosa pra chegar 31 de Outubro... pois será o lançamento certo? Bjkas (ps. escute Type O Negative, é inspirador e excitante)

29 de agosto de 2011 às 01:46
Tiago Toy disse...

Caçadora de Livros e Mar,
Obrigado pelos elogios e boas vibrações.
Sucesso pra nós todos!

Jeliell,
Tentei ouvir Type O Negative hoje, e até curti o começo de September Sun (é isso, né?), mas rock não é muito minha praia. Até curto alguns, mas meu gosto é bem diferente. Veja meu perfil aqui que vai saber do que estou falando, rs.

Dê uma olhadinha nos capítulos sim. A versão do livro estará beeem diferente, então seria uma boa você ver como tudo começou, como eu escrevia há alguns anos, e comparar minha evolução. Pelo menos eu acredito que evolui! =P

Continuem conectados. Afinal, os infectados estão vindo como uma onda. Melhor estarem prevenidos!

;)

30 de agosto de 2011 às 01:57

Postar um comentário