10 dicas que todo escritor deveria receber antes de começar a escrever

A arte de escrever vai além de ter uma ideia incrível que te transformará no próximo best-seller. É mais do que jogar palavras em uma folha esperando que se encaixem sozinhas e criem um significado. Você não terá um sonho com um roteiro escrito do começo ao fim e o escreverá ao acordar. Não é tão fantasioso assim - embora a mídia adore esse tipo de resposta. É até bem simples.

Tá olhando o quê? Eu sou a inspiração dele.

Inicie sua história na hora e lugar certos, quando algo excitante e/ou incomum acontece, quando um desafio digno é apresentado ao seu protagonista.

Salve o pano de fundo para mais tarde - e tenha jogo de cintura para isso. Alimente o texto com cuidado e moderação, entregando apenas o que o leitor precisa saber. Use somente os detalhes mais essenciais. Imagine seu personagem olhando pela janela. Através do diálogo interno diga a seus leitores tudo que você precisa que eles saibam. O resto é o que chamo de "informação reserva", e deve ser evitada.

Evite dizer demais ou de menos. Dizer demais desacelera o ritmo e você corre o risco de ser tachado como pretensioso  Dizer de menos torna mais difícil a conexão personagem-leitor e pode acabar com o impacto emocional de sua história.

Construa conflito. É ele o responsável por conduzir sua história. Se você não tem algo sob o chapéu, então não estará indo a lugar nenhum. O conflito com camadas, que cresce e se modifica à medida que a história progride é ainda melhor. Ele impede que seu leitor fique frustrado, entediado ou cansado da jornada do protagonista.

Se mantenha ativo. Escrita ativa significa manter o leitor na ação, andar em frente em tempo real, utilizar detalhes específicos em oposição a clichês e generalizações. Significa também usar uma melhor dicção e verbos fortes.

Pule a parte chata. Ninguém quer ler isso. Seja irônico, ácido, debochado usando diálogos realísticos que sejam únicos a cada personagem, e não se apoie em rótulos ou advérbios.

Crie personagens interessantes e nivelados. Fuja de personalidades planas: seus personagens não podem ser perfeitos. Ninguém é. Precisam também de boas motivações, ou não serão verossímeis ou carismáticos.

Auxilie seu leitor em "suspender a descrença". Como? Evitando tramas artificiais ou coincidentes com o que ele já tenha lido. Coloque uma base sólida no começo de seu livro. O que quer que aconteça a seguir terá maior credibilidade e não soará tão falso.

Evite escrever de modo excessivamente dramático ou comodista. Escritas que tentam demais se tornam obvias num estalar de dedos.

Confie em seu leitor e invista no subtexto. Não deixe tudo obvio demais. Subtextos são como prêmios secretos para leitores astutos. Um toque adicional de significados implícitos no texto, mas não acessíveis para quem não presta atenção. Leitores experientes não se limitam às palavras, ao que está impresso: eles interagem com o texto, participando com o escritor na construção de significados. Tal participação eleva o impacto emocional de uma história.


Siga Tiago Toy em @tiago_toy

0 mordidas:

Postar um comentário