Blog X Livro - Qual a diferença?


Salve, infectados!

Após o lançamento do livro, novos capítulos nunca mais deram o ar da graça aqui no blog, o que motivou muita gente a me questionar por email se algum dia seriam postados novamente. A resposta é não. Com o livro, veio o contrato e uma cláusula especificando que os capítulos seriam exclusivos do livro. Muita gente reclamou, mas afinal, querendo ou não, o blog era um livro, mesmo que virtual. A Draco proporcionou que se tornasse um livro físico, e também e-book, e tantos apoiadores e leitores assíduos sumiram por não querer investir em algo que já gostavam. Uma pena, mas a vida continua, e assim também Terra Morta.

Outro questionamento que recebo quase todos os dias – vindos de pessoas interessadas em adquirir o livro – é sobre a diferença entre o conteúdo dele e do blog. Costumo responder o básico, mas é cansativo ter sempre que escrever a mesma coisa, portanto decidi deixar bem claro nesse post todas as diferenças, o que é e o que não é, o que deixou de ser, e então utilizar o link para sanar tais dúvidas. Acredito que vai ajudar muita gente a decidir comprar ou não (e oriento que comprem, rs).




Quantidade de capítulos

Versão do blog
Iniciado em agosto de 2008 (praticamente quatro anos, quem diria) o blog era um hobby onde, de primeira, quis escrever um texto em formato de diário, narrando minhas desventuras em minha cidade natal. A estória fez sucesso, muita gente começou a ler, elogiar e criticar, blá blá blá... Todos sabem.

No blog há 23 capítulos disponíveis, contando com a Introdução, a fuga de Tiago & Cia do interior de São Paulo, a chegada à capital, a LAQUARTZ, o novo... (vou evitar alguns detalhes para não contar spoilers), a chegada e algum tempo de sobrevivência no hotel.

Versão do livro
No livro há a Introdução e 22 capítulos. A lista de capítulos segue abaixo:

Introdução
1 – Correr sem olhar pra trás
2 – O último jogo (capítulo novo)
3 – Eles estão por toda parte
4 – Como nos filmes
5 – Sacrilégio (capítulo novo)
6 – Em busca de comida
7 – Os zumbis não são o único perigo
8 – Resgate inesperado
9 – “Como tudo começou”
10 – Uma fuga mal planejada
11 – Uma noite no celeiro (capítulo novo)
12 – Um presente para Daniela (capítulo novo)
13 – O plano mais arriscado
14 – Sequestro nos céus (capítulo novo)
15 – Livres?
16 – Acuados pelos vivos
17 – Uma difícil adaptação
18 – Emboscadas
19 – LAQUARTZ
20 – Ratos de laboratório
21 – O homem da máscara de ferro (capítulo novo)
22 – Vírus instalado. Tarde demais?

Os capítulos estão divididos em 245 páginas, em uma diagramação bem trabalhada, revisão minuciosa, e atenção dedicada aos antigos e novos fãs de Terra Morta. As páginas dos costumeiros flashbacks contando um pouco do que aconteceu em Jaboticabal ganham um ar escurecido, diferenciando dos fatos do presente.

Final de flashback, em seguida voltando para o presente

Há diversos novos capítulos, que contribuem para o enriquecimento da leitura, não somente inserindo novidades à trama, mas também dando algumas respostas que faltavam no blog, como por exemplo a foto que Tiago encontra em um determinado ponto da aventura. Se você tinha curiosidade em saber o que ou quem estava naquela bendita foto, o livro é a chance para descobrir.


Caminhos tomados

Versão do blog
Em Jaboticabal, Tiago passou por alguns locais (nada fictícios) em busca de uma chance de sobrevivência. Açougue, ginásio, loja de armas (que, na verdade, é uma loja de artigos de caça e pesca), supermercado, periferia, área nobre, saída da cidade, Ribeirão Preto, e finalmente São Paulo.

Versão do livro
Já no livro, os lugares são praticamente os mesmos, com a inclusão de novos locais.
Por exemplo, Tiago e Daniela dão uma passada na catedral da Praça da Fonte após deixarem a loja de “armas” (e após uma interação maior com o homem refugiado lá, que explica como estão as coisas na zona rural e como se manteve vivo lá). Na catedral, e mesmo no caminho até ela, a fraqueza física e mental de Tiago vem a tona, e temos uma sequência dramática antes da dupla partir em busca de comida.

Após a fuga da base, os fugitivos se refugiam em um sítio abandonado, onde busquei trazer um pouco mais de terror.

Ribeirão Preto não é mais visitada, e o leão “com unhas de adamantium” também não aparece. No blog, ficou interessante visualmente, mas era algo totalmente descartável, que estava ali somente para parecer legal. No livro, eles decidem seguir até Araraquara, cidade de Daniela, para ver se seus pais estão bem. Há o encontro entre pais e filha? Leiam o livro e saberão.

Se no blog a entrada em São Paulo foi fácil e sem emoção, preparem-se. Há um capítulo inteiro novo descrevendo o plano pra lá de arriscado para entrar na capital paulista, agora fechada por medida de segurança. Afinal, o interior foi praticamente lacrado, com bases de contenção posicionadas estrategicamente ao redor da área atingida. De modo que a entrada mudou, as facilidades em se estabelecer em São Paulo não existem mais, e nossos sobreviventes sofrem tanto quanto antes. Em certo ponto questiona-se se valeu mesmo a pena.


Outras mudanças

No blog, quando Tiago conhece Dani, ela conta como sobreviveu no ginásio em algumas linhas. Buscando uma identificação mais profunda, o capítulo “O último jogo” é exclusivo para narrar em formato de flashback desde o jogo de handebol e o ataque até o primeiro contato de Daniela com um infectado e suas próprias deduções sobre o que estaria acontecendo. Podemos conhecer Daniela mais a fundo, saber como ela era tratada pelas amigas e como se portava quando o mundo ainda era normal.

A mira perfeita de Tiago não existe mais, nem as explosões e fugas MacGyver. Procurei soluções mais verossímeis, e considerando estarem em uma cidade de interior, encontrar armas não é mais tão fácil, e a solução é improvisar, coisa que Tiago já fazia muito bem com alguns botijões de gás.

Na base, vemos os sobreviventes sendo interrogados em uma frase no blog. No livro, há um trecho considerável onde Tiago relata a Abigail e o doutor como sobreviveu e como os “zumbis” se portavam. É onde descobrimos certas peculiaridades sobre os infectados, o que explica muita coisa, diferenciando-os do modelo clássico a que a maioria dos novos leitores imaginam.

Como dito acima, há um capítulo inteiro novo descrevendo o plano pra lá de arriscado para entrar na capital paulista. Confesso que esse foi um desafio, pois eu sabia como queria que fosse a entrada em São Paulo, mas ficava martelando “como eles vão fazer isso?”. Com a ajuda de um amigo, o Erico, durante minutos de ócio no trabalho, traçamos um plano que, modéstia a parte, ficou foda! Tanto que há uma homenagem ao Erico no livro, o nome de um personagem, o que pode ser conferido no capítulo “Sequestro nos céus”.

Em 23 capítulos do blog muitas perguntas foram levantadas, mas poucas respostas foram dadas. Fechando algumas teorias que permeavam as discussões dos leitores do blog, o capítulo “O homem da máscara de ferro” foi escrito para responder a uma pergunta. Em contrapartida, surgiram outras... Deixa pra lá. Leiam o livro.


Quando assinei com a Draco, escrevi mais dez capítulos (além dos 23) para fecharmos o livro. Porém, ficou muito grande, e o custo seria bem salgado para ambas as partes, editora e público. Então fechei dois arcos na estória, onde o primeiro arco é o primeiro livro lançado, Fuga, e o segundo, respectivamente, o segundo livro, em revisão.

Como ficamos quase um ano revisando Fuga, muitos buracos foram tapados, ocasionando novos mais a frente; no segundo livro, pra ser mais exato. A revisão de Infecção está caminhando a passos largos, mas mesmo assim leva um tempo de dedicação para, novamente, levarmos a público algo digno da espera.

Basicamente, as mudanças mais drásticas são as listadas neste post. Há outras, sem dúvida, mas é mais divertido descobrir por conta, concordam?



Quem quiser adquirir Terra Morta – Fuga, há diversas opções. O livro está a venda em grandes livrarias, como Cultura, Martins Fontes, Saraiva, Fnac, Livraria da Travessa, Comix Book, ou no site da Draco, clicando aqui (o frete é grátis apenas se adquirido através da Draco).

Quem for mais moderninho e preferir a versão digital, pode adquiri-lo nos sites da Amazon, Saraiva, Cultura ou Gato Sabido.

Quem quiser garantir um exemplar autografado, pode comprar direto comigo. Para isso, basta enviar nome e endereço completos para o email tiago.toy@hotmail.com, informando também qual o nome a ser autografado.

0 mordidas:

Postar um comentário