Lendas de Jaboticabal - As Sete Catacumbas

Em janeiro deste ano, quando estive em Jaboticabal para promover Terra Morta (e, claro, visitar minha família), fui questionado em pelo menos três entrevistas quanto à escolha da cidade para cenário de uma epidemia zumbi. Um dos entrevistadores, Zé Mario, grande figura, perguntou se eu quis dizer que os habitantes de lá são literalmente zumbis. Que fique claro: não foi essa minha intenção.

Escolhi Jaboticabal por ser minha cidade, onde vivi a vida toda e ainda vivia quando comecei o blog. Se eu fosse de Araraquara, TM se passaria em Araraquara. Se fosse de Manaus, seria em Manaus. Se eu fosse marciano, seria em Marte. Não houve nenhuma razão especial. Eu conhecia Jaboticabal de cabo e rabo, então por que escreveria uma história passada em alguma cidadezinha no interior da Europa ou outro lugar em que tenho zero vivência? Tantos já fazem isso.

Apesar de eu sempre ter tido o sonho de deixar o interior e vir para a capital (onde moro desde 2009), não me envergonho das minhas raízes. Tenho ótimas lembranças de lá, de amigos que levarei para a vida, momentos que não voltam mais. Este post, porém, não se trata de relatos de infância.

Toda cidade tem, pelo menos, uma história, boato, causo ou lenda, principalmente no interior. Com Jaboticabal não é diferente. Em Terra Morta ela é arrasada por uma invasão de infectados comedores de carne humana. Na vida real não chega a tanto, mas nem assim deixa de ser tão... peculiar.


LENDAS DE JABOTICABAL

AS SETE CATACUMBAS


Em uma área afastada, no meio do mato (e bem próxima de onde eu morava e meus pais ainda moram), há um cemitério conhecido pelos fenômenos estranhos e aparições sobrenaturais. Conhecido por Sete Catacumbas, o local já foi sensação na internet quando uma TV espanhola gravou um documentário contando sua história.

O nome Sete Catacumbas se refere a estarem ali enterrados, entre os muitos corpos, sete espanhóis que nunca mais voltaram para a sua terra natal.

A seguir, um pouco da triste história do Cemitério do Senhor Bom Jesus dos Lazarentos, localizado ao lado da capela que leva o mesmo nome, no bairro Barreiro:

Uma epidemia de febre amarela ocorreu por volta de 1896 e, devido ao medo da propagação da doença, muitas pessoas foram enterradas vivas ou tiveram seus corpos queimados. Por esse motivo muitos dizem que o local é impregnado por um forte odor de carne queimada, além de incessantes gritos que podem ser ouvidos se você passar por ali despreocupadamente.

Uma colega me contou uma vez que seu primo passava por ali de bicicleta durante a noite e que sentiu como se alguém sentasse na garupa. A bicicleta voltou ao seu "peso normal" quando ele se distanciou, sem olhar para trás.

Após o cemitério, o caminho desce por uma ladeira íngreme de terra, sobe novamente e, depois da curva, é possível avistar o bairro mais próximo ao longe. A região é cercada por uma vegetação densa, intensificando a sensação de solitude e vulnerabilidade.

Esse primo contou para um amigo o que aconteceu, atiçando sua curiosidade. Sozinho, esse outro rapaz foi de moto ao lugar, à noite, para chamar pelas assombrações. Ele diz apenas que ouviu passos e, enquanto procurava a origem do som, sentiu um tapa no rosto tão forte que a única coisa que conseguiu fazer fugir. Verdade ou papo furado?

Eu evitava passar por lá, mas tive que passar diversas vezes à noite por ser o caminho mais rápido pra casa. Sempre sentia ser observado, mas nunca vi nada além (ou do além), tanto porque evitava olhar na direção dos túmulos.

Quem quiser conhecer mais sobre As Sete Catacumbas, pode ler o texto escrito pelo Zé Mario aqui.

E quem quiser conferir o documentário, pode acessar os videos abaixo:

Parte 1
Parte 2

Quem tem coragem de visitar o cemitério a noite?

7 mordidas:

Taina disse...

Nossa :O

6 de julho de 2012 às 17:56
Unknown disse...

cara eu soiu de jaboticabal e sim ja fui la e devo afirmar o forte cheiro de carne queimada e gritos os boatos sao verdadeiros experiencia propria

17 de março de 2013 às 00:37
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu estive nesse local, pela primeira vez, quando tinha 11 anos. Após 40 anos eu retornei, pois gosto muito de temas sobrenaturais. As tumbas sofreram desgastes naturais e vandalismos. Realmente, ele é cercado por lendas...

21 de setembro de 2015 às 15:53
Anônimo disse...

Eu fui lá não vi nada de mais

10 de setembro de 2016 às 20:09
Vaneli disse...

Eu acredito no sobrenatural. Gostaria de conhecer esse cemitério, pena que moro muito longe daí..

17 de março de 2020 às 14:02
Anônimo disse...

Oi sou de Jaboticabal fui lá a pouco tem segunda vez que visito o lugar não existe mais entidades no local e não existe mais guardião fui lá de noite.

22 de novembro de 2022 às 16:59

Postar um comentário